Participação do Comitê em evento Internacional da Juventude

28/08/2013 19:10

No último final de semana (23, 24 e 25 de agosto), a experiência do Comitê Catarinense para Rio+20 marcou presença do outro lado do atlântico, no fórum e festival Europie em Toulousse, França (http://europie.org/en/). O fórum, idealizado pela rede EYES (Enpowering Youth in a European Society), foi um espaço de troca de experiências, conhecimentos e de construção de ações coletivas frente à crise civilizatória que vivemos. O encontro ainda foi temperado com a música e interação do festival, com concertos pela noite.

Entre as mais de 90 organizações associadas, o Comitê foi a única da América do Sul. O membro Luiz Gabriel, em viagem de estudo pela Europa, teve a oportunidade de estar presente e conduzir um workshop intitulado “Governança da Agenda Ambiental: A Experiência de Santa Catarina na Rio+20”, afim de compartilhar a experiência e os resultados do trabalho do comitê em 2012.

O workshop apresentou a importância de trazer para a dimensão local o processo de discussão e elaboração de estratégias frente as questões sócio ambientais, apresentou todo o processo realizado pelo Comitê e as metodologia utilizadas, e também os resultados produzidos, em especial as 3 transversalidades identificadas nos resultados da Rio+20: a importância de uma aproximação cultural e ética ao conceito de Mãe-Terra, a necessidade de um reencantamento e direcionamento da educação à urgência dos temas cruciais da sustentabilidade, e a necessidade de nutrir uma conectividade de ações locais, de forma a dar efetividade planetária à transição local.

O workshop contou também com uma pequena prática da metodologia utilizada nos Diálogos Sociais para Rio+20 realizados pelo comitê, porém dessa vez com a temática de como nutrir essa conectividade desejada e multiplicar iniciativas como a do comitê ao redor do mundo.