Empoderamento Comunitário em Joinville

14/05/2012 10:12

Um dos objetivos específicos do Comitê Catarinense Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20 é “empoderar a sociedade catarinense para que contribua qualificadamente na construção dos documentos diretrizes para o comprometimento político renovado”.

E, em Joinville, a comunidade do bairro Paranaguamirim por entender essa necessidade de empoderamento e perceber que a participação popular faz a diferença, um grupo de lideranças da comunidade mobilizou-se, para que pudessem analisar e discutir sobre  as temáticas propostas pela Rio+20.

A partir das discussões realizadas a comunidade percebeu que a segurança pública é a maior problemática do território e que o seu enfrentamento precisa levar em conta as dimensões sociais e econômicas que estão relacionadas a problemática.

E, reconhecem a educação como a estratégia fundamental para a superação dessa problemática. O resultado dos encontros realizados nos dias (04 de Abril e 02 e 09 de Maio) é a articulação da comunidade para formar uma organização que possa discutir qualificadamente as problemáticas do bairro e gerar mobilização de maneira permanente, motivados por esse movimento Rio+20.

Empoderamento significa em geral a ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais. Essa consciência ultrapassa a tomada de iniciativa individual de conhecimento e superação de uma situação particular (realidade) em que se encontra, até atingir a compreensão de teias complexas de relações sociais que informam contextos econômicos e políticos mais abrangentes.