2º Diálogo Social em Joinville/SC – 11/04/2012

15/04/2012 15:38

Ocorreu no dia 11 de Abril o 2º Diálogo Social para a Rio+20 e Cúpula dos Povos, da região de Joinville/SC, no campi UFSC. Esse diálogo teve como objetivo apresentar e realizar com os participantes as metodologias que serão utilizadas para o encontro que é o Modelo de Governança da Água e do Território para a Sustentabilidade (GATS) que inclui um Acordo Inicial, Economia de Experiência, Comunidade de Aprendizagem, Processo de Governança e Avaliação e a metodologia de PEDAGOGIA DO AMOR, que tem como base o MODELO PEDS e está baseada em cinco momentos: Revelação da Subjetividade, Contribuição da Diversidade, Construção da Intersubjetividade, Construção do Domínio Linguístico e Apresentação.

Para acessar a metodologia inteira, clique no link http://riomais20sc.ufsc.br/files/2012/03/Pedagogia-do-Amor-e-seus-momentos.pdf

Considerando-se as etapas das metodologias, no encontro realizado foi formada a COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM DE JOINVILLE, a qual construiu a partir dos pressuspostos metodológicos o conceito de Desenvolvimento Sustentável, que irá subsidirar os diálogos dessa região:

“É um processo de cooperação e mobilização que garanta as necessidades das gerações atuais e futuras através da educação integral respeitando a interdependência das comunidades de vida para contribuir na construção de um novo modelo de sociedade”.

A formação desse conceito foi um momento de intenso diálogo e aceitação da legitimidade dos outros participantes. O Professor Daniel, grande incentivador desse Comitê, compreende a legitimidade como “o princípio biológico necessário para o estabelecimento do espaço da afetividade ecooperação”. E, efetivamente a realização da metodologia da PEDAGOGIA DO AMOR oportunizou que o 2º Diálogo em Joinville, fosse um momento de intensa cooperação e afetividade.

O evento contou com a participação de aproximadamente 13 pessoas.

Fique atent@, pois ao longo da semana ocorrerão diálogos temáticos que serão realizados através da plataforma virtual Facebook, tendo um membro do Comitê como mediador. Para participar dos Diálogos Virtuais de Joinville, inscreva-se no grupo http://www.facebook.com/groups/riomais20jlle/