Membros do Comitê participam de Capacitação em Pedagogia do Amor com Prof.: Daniel da Silva

05/04/2012 18:38

No dia 04 de abril, das 18h às 22h, no auditório do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, foi realizada uma capacitação em Metodologia de Construção dos Conceitos em Educação Ambiental, ministrada pelo Professor Doutor Daniel José da Silva, coordenador geral do Comitê Facilitador da Sociedade Civil Catarinense para a Rio+20.

A capacitação teve 18 participantes e o objetivo desta capacitação foi empoderar os membros do comitê em uma metodologia de construção de conceitos, que será utilizada nos próximos Diálogos Sociais Catarinenses para a Rio+20 e Cúpula dos Povos. Essa metodologia, que envolve princípios da pedagogia construtivista de Paulo Freire, chama-se Pedagogia do Amor e é baseada nas seguintes etapas:
– Momento 1: Revelação da Subjetividade
Atividade individual, onde cada participante escreve sua opinião sobre o conceito em questão, ou seja, o ponto de partida é sempre a realidade cognitiva e social das pessoas.
– Momento 2: Contribuição da Diversidade
Atividade expositiva, com a introdução de um conhecimento previamente organizado e sintetizado pelo instrutor. Como no primeiro momento, esta é uma atividade individual onde cada participante lê e reflete sobre o conhecimento adquirido, trata-se da valorização do conhecimento do outro.
– Momento 3: Construção da Intersubjetividade
Nesse momento o trabalho é coletivo (pequenos grupos), busca-se a reflexão entre os conceitos iniciais de cada participante, ou seja, é um momento onde cada membro do pequeno grupo ouve os conceitos construídos nos dois passos anteriores.
– Momento 4: Construção do Domínio Linguístico
Trabalho de síntese no qual o grupo, através do diálogo, deve chegar à um consenso sobre o conceito em questão. Neste momento, surgem as divergências dentro do grupo sobre o conceito e as palavras-chave que englobam esse conceito e, portanto, cabe as pessoas dialogarem e encontrarem o melhor caminho para que todas as pessoas do grupo possam se enxergar no conceito final do grupo.
– Momento 5: Apresentação
Esse é o último momento da Pedagogia do Amor onde cada um dos pequenos grupos irá apresentar sua proposição do conceito, ouvir as críticas e contribuições e, por aproximações sucessivas constrói-se o conceito-síntese do grupo.
Clique para abrir a galeria