Gaspar – SC também está refletindo!

26/04/2012 16:46

A Assessoria de Juventude de Gaspar, em parceria com o Projeto Ambiental Surucua, estão motivando jovens a refletirem sobre a sustentabilidade.

Por Ana Maba,  Assessoria de Assuntos para a Juventude de Gaspar – SC

Depois de ter representação do Conselho Municipal de Juventude no Fórum Social Temático em Porto Alegre de 24 a 29 de janeiro e também no primeiro Dialogo Social Catarinense para a Rio+20 em Joinville no dia 23/03/12, a Assessoria de Assuntos da Juventude, com o apoio de outros conselheiros, viu a possibilidade de trazer pôr em pauta a sustentabilidade, a partir da própria juventude.

O primeiro passo foi de buscar os parceiros, e eles vieram: SAMAE (Serviço Autonomo Municipal de Água e Esgoto), estudantes do Colégio Honório Miranda que fazem parte do projeto ambiental “Surucua” e demais interessados, tanto por parte de governo municipal como por parte da sociedade civil. O segundo passo foi reunir todos e passar a ideia, apresentando a parceria com o Comitê Catarinense para a Rio+20. E neste momento a galera se animou! Aliar a temática ambiental, já trabalhada pelo projeto Surucua, com a educação ambiental já trabalhada pelo Samae, mostrou que a iniciativa pode dar frutos tendo vistas a um prazo maior do que a realização da Rio +20. “Há muito para ser trabalhado em Gaspar”, afirma um dos facilitadores do grupo. “A juventude pode ser a chave, em fazer a diferença. Politicamente esta pauta é delicada”, afirma Ana Maba, Assessora de Assuntos para a Juventude.

Neste último dia 25, os estudantes estiveram reunidos na Prefeitura para expressar o que desejam para a cidade. Puderam conhecer algumas representantes do Comitê, que estiveram presentes via Skype, acompanhando o desenvolvimento de todo o encontro e dando sugestões. Muitas ideias foram escritas em tarjetas, que depois foram agrupadas em diferentes temáticas, se tornando Grupos de Trabalho. A dinâmica serviu para definir possíveis ações que o todo o grupo pode vir a construir na cidade, entre elas: Ecologia e Lazer, Saúde e agrotóxicos, Saneamento, preservação do Rio Itajaí, Meio Ambiente e Cultura Sustentável, Educação Ambiental, Área Ambiental e cuidado com os animais.

Estes são os anseios que os jovens de Gaspar começam a tratar, graças ao impulso da Rio +20. O Grupo percebe que será necessário se ampliar durante as ações, envolvendo mais os agricultores, a administração publica, outros jovens e toda a população possível para uma nova consciência de sustentabilidade. Para alcançar os desejos colocados nas tarjetas precisaremos trabalhar muito, durante muito tempo.