2º Diálogo Social em Florianópolis/SC – 11/04/2012

14/04/2012 19:26

O 2º Diálogo Social para a Rio+20 e Cúpula dos Povos, região Florianópolis/SC, aconteceu no dia 11 de Abril na sala 907 do Centro de Ciências da Saúde – CCS/UFSC, com o objetivo da Construção do Conceito Sustentável e de formação da Comunidade de Aprendizagem de Florianópolis. O evento contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas.

A TV UFSC acompanhou o início do evento e realizou uma entrevista com um dos membros. Segue link http://www.youtube.com/watch?v=oW3a1GHXE-0&feature=youtu.be

O encontro foi aberto por Yam Castelfranchi, que retomou o relato do 1° Diálogo (22/03/12) com uma breve apresentação das atividades do Comitê, os membros participantes, a organização, a proposta de calendário, os objetivos e os resultados esperados.

Em seguida iniciou a apresentação realizada por Thaianna Cardoso sobre a metodologia dos diálogos temáticos que serão realizados semanalmente, através da plataforma virtual Facebook, tendo um membro do Comitê como mediador antes de cada Diálogo Temático. Os temas a serem trabalhados serão os seguintes:

– Água e Saneamento
– Planejamento Territorial
– Educação e Cultura
– Agricultura
– Economia Verde
– Governança

Para participar dos Diálogos Virtuais de Florianópolis, inscreva-se no grupo https://www.facebook.com/groups/riomais20fpolis/, grupos das demais regiões acesse o link: http://riomais20sc.ufsc.br/nossas-midias/

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

A metodologia de trabalho é uma adaptação do Modelo de Governança da Água e do Território para a Sustentabilidade (GATS) que inclui um Acordo Inicial, Economia de Experiência, Comunidade de Aprendizagem, Processo de Governança e Avaliação.

Aproveitando a contextualização, Luan Harder apresentou a metodologia a ser seguida para a construção dos conceitos que serão trabalhados nos posteriores diálogos, denominada Pedagogia do Amor, a qual esta baseada em 5 momentos: 1 – Revelação da Subjetividade, 2 – Contribuição da Diversidade, 3 – Construção da Intersubjetividade, 4 – Construção do Domínio Linguístico e 5 – Apresentação. Para acessar a metodologia inteira, clique no link http://riomais20sc.ufsc.br/files/2012/03/Pedagogia-do-Amor-e-seus-momentos.pdf

Após o momento expositivo, os participantes do Diálogo trabalharam em pequenos grupos de 4-5 pessoas aplicando as etapas 1-4 da Pedagogia do Amor na elaboração do conceito de Desenvolvimento Sustentável.

Um representante de cada grupo compartilhou com todos os participantes o conceito elaborado a partir das reflexões do grupo.

Após essa dinâmica, Luan Harder fez a mediação da 5° etapa da Pedagogia do Amor para a elaboração final do conceito a partir das contribuições dos grupos presentes:

‘‘Desenvolvimento Sustentável é o comprometimento coletivo em despertar a percepção da conexão do humano com o ambiente, através de um ciclo de ações atemporais que respeite o equilíbrio dos Ecossistemas’’.

Por fim, foi assinado o Acordo Inicial entre os participantes que se veem no processo de participação para a Rio+20 – Cúpula dos Povos. O mesmo, firma um compromisso baseado em três éticas: cooperação, sustentabilidade e solidariedade.

Confira a galeria completa em http://riomais20sc.ufsc.br/galeria/regiao-florianopolissc/2%C2%BA-dialogo-social-em-florianopolissc-11042012/