1º Diálogo Social em Joinville/SC – 23/03/12

29/03/2012 11:53

O 1º Diálogo Social para a Rio+20 e Cúpula dos Povos, região Joinville/SC, aconteceu no dia 24 de Março, na sala A-119, período vespertino, das dependências do Centro de Engenharia da Mobilidade, do Campus UFSC-Joinville.

No evento estiveram presente cerca de 40 participantes, entre eles representantes do poder público, de Oscips, Universidades, iniciativa privada, entidades de classe, escolas e alunos. Além de atores sociais de Joinville, se fizeram presentes representantes de organizações da região de Gaspar e Porto União.

Ao longo da programação os vazios de efetividade das questões sócioambientais  foram discutidos, considerando-se que inúmeras são as legislações nacionais e internacionais que norteiam o assunto.

Foi apresentada, também, uma perspectiva sobre a Rio+20, a causa de sua realização, suas finalidades e a representatividade do evento para a população global. E, a extrema importância de cada indivíduo assumir esse compromisso para com as atuais e futuras gerações, pois a vivência nesse mundo se dá como numa onda e, portanto que onda civilizatória é essa que estamos construindo?

Após o momento expositivo, os participantes tiveram a oportunidade de pronunciar-se fazendo os indicativos de como vislumbram a Joinville+20 e a Gaspar+20, enfim de como imaginam e percebem que é possível serem construídos seus municípios na perspectiva de cidades sustentáveis.

Durante o encontro ainda, o artista plástico Paulo Tajes Lindner realizou a exposição de suas obras, as quais são produzidas sobre lona de caminhão reutilizada e tem como temática a denúncia dos “cacos” que a Mata Atlântica tem se tornado. O referido artista é parceiro do Comitê e através de sua produção tem procurado sensibilizar a população para essas questões socioambientais.

Mensagem da aluna Ana Paula Wagner do 8º ano da Escola Municipal Professora Ada Santana, de Joinville/SC http://www.youtube.com/watch?v=tyAJFAlpWTQ&context=C47dd20cADvjVQa1PpcFPxiqjLmf4foRdo9xGt8YRpoWcAi6BCyzQ=

Veja a galeria completa em: http://riomais20sc.ufsc.br/galeria/regiao-joinville/1%C2%BA-dialogo-social-em-joinvillesc/