Subcomissão Rio+20 do Senado Federal promove debate sobre Comitês Facilitadores da Sociedade Civil dos Estados e a Rio+20

02/03/2012 12:40

Este foi tema do debate desta quinta-feira, dia 1º de março, na Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio+20 e do Regime Internacional sobre Mudanças Climáticas da Comissão de Relações Exteriores, presidida pelo senador Cristovam Buarque.

Para falar sobre o tema, o senador convidou Pedro Piccolo do Comitê Facilitador DF para a Rio+20;  Simone Batista Mamede do Comitê Facilitador Campo Grande – MS para a Rio + 20; e Antonia Osório do Comitê Facilitador Rio de Janeiro – RJ para a Rio + 20.

Os comitês estaduais, juntamente com o movimento social, são responsáveis pela organização e realização da Cúpula dos Povos, que começa no dia 15 e vai até o 22, no espaço da Rio+20 no Aterro do Flamengo. A Cúpula dos Povos produzirá a Carta dos Povos para ser entregue aos presidentes de países membros da ONU que vieram ao Brasil participar do evento. Representantes dos comitês avaliam que cerca de 90 mil pessoas participarão da Cúpula dos Povos.

Este é o 14º evento da Subcomissão que já abordou diversos temas da Conferência da ONU, entre eles, água, alimentação, energia e a superação da pobreza no mundo. A série de debates é aberta à sociedade. Todos podem participar das audiências e ter acesso às notas taquigráficas. O resultado das audiências servirá de subsídio para a Rio+20 – a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a ser realizada entre 20 e 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, duas décadas depois da ECO 92.